Páginas (:

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Seu cabelo tem cor rara ou comum? *-*

Hello, everybody!
Dois dias atrás, postei sobre os motivos de termos cabelos diferenciados, e isso me despertou a curiosidade de outros fatores.
Como,por exemplo, 
Quais são os cabelos mais raros? =3
Então, resolvi postar aqui.

Bora?
Há oito categorias diferentes de cor do cabelo na escala de Fischer-Saller, que é uma escala oficial usada para determinar a cor do cabelo, para fins de estudos antropológicos e médicos.
Aprendemos também que, em alguns casos, cores de cabelo são divididas em subcategorias. As subcategorias servem para levar em consideração que as cores de cabelo mudam com a idade e uma série de questões relacionadas à nutrição, à exposição ao sol e a doenças. 
Maior para menor porcentagem, a raridade de cores de cabelo ao redor do mundo.
A blue girl drawing, illustration by Sini Majuri by Minni Hiirulainen
Confira:
8. Cabelo preto é o mais comum!
A maioria das fontes se entrelaça no tocante à informação de que o cabelo preto ocorre em uma proporção de cerca de 2:1 contra todas as outras cores de cabelo combinadas. 
Aproximadamente 64% dos seres humanos têm cabelos pretos. Isto não só tem a ver com o domínio do cabelo preto sobre outras cores do ponto de vista genético, mas a prevalência desse gene em grupos étnicos que são densamente povoados. 
Como não há uma quantidade absurda de diversidade nas cores de cabelo de etnias não caucasianas, na Ásia, África e conjuntos de genes latinos o cabelo preto é praticamente universal, o que ajuda a manter esta cor como a esmagadoramente dominante no mundo.

7. Castanho escuro é a segunda cor de cabelo

mais comum.

Altos níveis de eumelanina ainda estão presentes; a eumelanina é a substância responsável pelo pigmento dos cabelos menos claros. 
Quanto maior a quantidade de eumelanina nos fios, mais morenos fica os cabelos. 
Não há muito mais a dizer sobre esse pigmento, além de que se estima que 13% da população mundial têm cabelos castanhos escuros.


6. O cabelo castanho
~~O meu cabelo *O* ~~

O cabelo castanho é o produto da concentração de eumelanina (preto) e feomelanina (vermelho). 
A presença de menor feomelanina do que é encontrado no cabelo castanho-avermelhado é o que cria os tons que separam esse cabelo do marrom
É estimado que o cabelo marrom está presente em cerca de 7% da população.

5. O castanho-avermelhado

Está muito próximo ao cabelo ruivo em termos de tonalidade, mas a escala Fischer-Saller diz que eles são muito diferentes a nível genético.
 A feomelanina presente no castanho-avermelhado ainda é muito inferior ao nível da mesma substância no cabelo ruivo.
 Aproximadamente 6% das pessoas têm um cabelo castanho mais avermelhado.

4. Cabelos cinzas

Ficam no meio da lista, representando aproximadamente 4% da população. Há casos isolados de crianças que nasceram com cabelos acinzentados – estes são geralmente ligados a deficiências de eumelanina e feomelanina. 
Com os devidos cuidados, a cor do cabelo natural da criança irá se manifestar com o tempo. Mas cabelos grisalhos também são vividos por quase todas as pessoas que vivem uma vida normal, independentemente da cor do cabelo que tiveram durante a maior parte de suas vidas. 
Talvez seja natural esperar que o percentual de cabelos grisalhos fosse muito mais alto, mas na realidade ele permanece relativamente baixo porque a maior parte de pessoas com esses cabelos são os idosos, e eles estão perto do fim da estrada.

3. Cabelo branco

Cabelos brancos ocorrem mais em albinos, e mantém um percentual maior do que o esperado, porque muitas pessoas que vivem vidas muito longas acabarão tendo cabelos brancos. 
Eles carecem totalmente de melanina e pigmentação e estão presentes em cerca de 2,5% a 3% da população mundial.
2647e2d461501c569474a33cdf1b2739

2. Cabelos loiros

Em todas as suas tonalidades (até o castanho claro), vêm em segundo lugar representando cerca de 2% da população. 
Embora isso pareça difícil de entender, você tem que lembrar que as loiras só parecem ser mais prevalentes por conta da absurda popularidade de tinturas de cabelo dessas tonalidades. 
Loiros e loiras naturais são bem raros!

1. A cor mais rara de cabelo virá como nenhuma surpresa

 Cabelo Ruivo!

O vermelho é classificado como o cabelo mais raro em seres humanos, pelo menos na maioria das escalas de acordo com um conjunto muito específico de parâmetros, mas não é difícil de acreditar que o cabelo ruivo seja o mais escasso.
 Cerca de 1,3% da população tem cabelos naturalmente ruivos. Existem áreas onde essa tonalidade é bastante comum, como a Escócia e a Irlanda, mas os números locais não são suficientes para influenciar os números globais de ruivos. 
Com o nível mais alto de feomelanina e mais baixo de eumelanina (só 0,06%), o cabelo ruivo é manifestado por genes recessivos somente.
Fonte:
>> Link <<
- Thainá Dominguês Benasse

2 comentários:

  1. Sou ruivo natural (nunca pintei o cabelo), sou raro.

    ResponderExcluir